O modelo de serviços de assistência farmacêutica implantado no Brasil pela Abrafarma será destaque na 1ª Academia Lusófana de Ciências Farmacêuticas, que ocorrerá de 5 a 11 de junho na Casa do Futuro, localizada na Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa, Portugal. O presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto, participará da abertura como convidado honoris praesentia. Já o coordenador do Programa de Assistência Farmacêutica Avançada da entidade e professor Dr. da Universidade Federal do Paraná, Cassyano J. Correr fará uma palestra no dia 8, na qual abordará o tema Serviços farmacêuticos nas farmácias do Brasil: em busca da sustentabilidade.
Segundo ele, que também é um dos membros do Comitê Científico e de Organização, trata-se de uma oportunidade para mostrar a realidade do Brasil e os desafios propostos pelo programa de Assistência Farmacêutica Avançada. “Vamos destacar o novo posicionamento das farmácias enquanto espaços de saúde, baseados num modelo muito mais focado em serviços”, destaca.
A programação contemplará palestras, mesas redondas e workshops divididos em quatro grandes áreas: farmácia, beleza e estética; inovação em saúde; serviços farmacêuticos centrados no doente/paciente; estratégia e gestão de marketing. “Também haverá uma programação lúdica e sociocultural, com visitas, entre outros locais, para o Museu da Farmácia, considerado um dos melhores museus do mundo e o melhor de Portugal”, ressalta João Pedro Matos, da ID Consulting e organizador do evento.
Destinado aos profissionais farmacêuticos, gestores de farmácias e estudantes, a 1ª Academia ALCF já tem confirmada a presença de representantes portugueses, angolanos e brasileiros, e deve contar com a participação de inscritos de Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. Faça sua inscrição no site http://www.alcf.pt/academiaALCF2017/ ou no Facebook https://www.facebook.com/ALCienciasFarmaceuticas.