Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, ALCF

A Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, ALCF, é uma entidade dedicada ao desenvolvimento de atividades científicas dirigidas ao Setor Farmacêutico e seus profissionais dos 9 (nove) países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Princípe e Timor Leste. Fundada em 2017, a ALCF conta já com a realização de 6 atividades científicas de caráter anual e várias atividades integradas na sua oferta formativa. Valorizamos a multiculturalidade e a aprendizagem a 360º numa lógica de partilha de conhecimento de todos com todos e para todos.

Fomentamos a produção científica como catalisador de mudança de paradigmas da profissão farmacêutica atendendo às características e legislação vigente nos países de origem dos nossos participantes, para o que disponibilizamos, em todas as atividades científicas ALCF, a possibilidade submissão de resumos que são apresentados sob a forma de comunicações orais no âmbito dos conteúdos científicos em programa.

Os conteúdos científicos das atividades são delineados consoante a concordância e validação de todos os membros do Comité Científico que procuramos representem todos os países dos participantes inscritos nas atividades. Os nossos docentes convidados, a quem designamos praelectium, são criteriosamente selecionados, o que nos permite disponibilizar aos participantes inscritos painéis de excelência e com conteúdos adaptados à realidade da profissão e do contexto organizacional de todos os países dos participantes envolvidos nas atividades.

A atividade master ALCF, Academia ALCF | “ano em que decorre”, conta com a presença de convidados honoris praesentia que representam a classe farmacêutica do seu país de origem tendo desempenhado um reconhecido trabalho em prol do desenvolvimento da profissão farmacêutica e da promoção da excelência farmacêutica.

Os princípios subjacentes à oferta e posicionamento únicos da ALCF, surgem da experiência acumulada do seu fundador, farmacêutico português João Pedro C. P. Matos, convidado durante vários anos consecutivos a contribuir e participar em atividades científicas nos países de língua portuguesa, dos que relevamos a título de exemplo: 

Angola 

Ministrou o primeiro curso de formação dirigido aos farmacêuticos angolanos promovido pela Ordem dos Farmacêuticos de Angola, entre outros projetos que se mantêm em desenvolvimento desde então;

Brasil 

Desenvolveu, em parceria com sociedade científica brasileira, um projeto de formação com lugar à realização de cursos, mini-cursos, palestras em congressos nacionais e internacionais que tiveram lugar no mesmo período do projeto e entrevistas para os media e TV brasileira, durante 43 dias entre 8 estados do Brasil e 14 cidades, o que lhe permitiu também e ao projeto que decide fundar meses depois, suportar grande parte dos conteúdos científicos ministrados, atendendo também à realidade da profissão farmacêutica no Brasil e desafios que o atual momento supõe, como o faz aliás com todos os países de língua portuguesa, 6 dos quais (num total de 9) em menos de 3 anos desde a fundação da ALCF, já participaram presencialmente nas atividades ALCF que decorrem habitualmente em Lisboa.

A ALCF surge assim da fusão entre a experiência e conhecimento adquirido pelo seu fundador sobre a realidade da profissão farmacêutica nos 9 países de língua portuguesa, e a vontade e sentido de missão, independentemente da participação de docentes convidados internacionais, dos mais prestigiados académicos/docentes das 9 faculdades de farmácia portuguesas que criteriosamente selecionamos em conformidade, para criar experiências únicas de capacitação num ambiente 100% em português a vários sotaques e a já habitual garantia de multiculturalidade e aprendizagem a 360º.

Seja bem-vindo(a) à Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas, ALCF.

Informação ALCF

Receba informação ALCF periodicamente, colocando abaixo o seu email e clicando a seguir em "submeter email"

CONTACTOS

Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas

  Avenida da Liberdade 110, 1.º | 1269 – 046 Lisboa

+351 211 221 979

 secretarium@alcf.pt

Tenha acesso às Imagens

Usufrua das suas Imagens

Tenha acesso às Imagens

No sentido de proporcionar uma melhor experiência ao utilizar o website ALCF.pt, pedimos que nos forneça o seu nome e email.

Usufrua das suas Imagens

Junte-se ao Grupo ALCFEntre na conversa
Please accept our privacy policy first to start a conversation.