honoris praesentia RESIDENTE –

Boaventura Moura

ORDEM DOS FARMACÊUTICOS DE ANGOLA    (OFA)

mais informação

(até setembro de 2020 )

Bastonário e Presidente do Conselho Nacional |

 Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA) 

  • Licenciado em Ciências Farmacêuticas e Bioquímica pela UEM – Universidade Estadual de Maringá, em Maringá – Estado do Paraná República Federativa do Brasil.
  • Pós-graduado ao nível de especialização em Administração Hospitalar pela UNOPAR – Universidade Norte do Paraná, Londrina, Estado do Paraná – Brasil.
  • Pós-graduado  ao nível de especialização em Análises Clínicas pela UEL – Universidade Estadual de Londrina, Estado do Paraná – Brasil.

Boaventura Moura, angolano de 56 anos de idade, funcionário do Serviço Nacional de Saúde desde 1983, Farmacêutico e Bioquímico, convertido na Carreira dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica como Técnico Superior Assessor Principal e colocado na Escola Nacional de Saúde Pública.

Exerceu as funções de:

  • Diretor Geral da CECOMA – Central de Compras e Aprovisionamento de Medicamentos e Meios Médicos de Angola até novembro de 2017;
  • Diretor Nacional de Medicamentos e Equipamentos do Ministério da Saúde até março de 2017;
  • Vice – Presidente, Associação de Farmacêuticos dos Países de Língua Portuguesa | AFPLP (2017);
  • Chefe Provincial de Medicamentos e Equipamentos da Direção Provincial da Saúde de Cabinda até junho de 2007;
  • Chefe da Farmácia Interna do Hospital Provincial de Cabinda e dos Serviços Farmacêuticos do Hospital Provincial de Cabinda.

Até setembro de 2020, desempenhou funções de 1.º Bastonário e Presidente do Conselho Nacional da Ordem dos Farmacêuticos de Angola (OFA), mantendo-se docente da Escola Nacional de Saúde Pública e do Instituto Superior de Ciências da Saúde (ISCISA) da Universidade Agostinho Neto (UAN).

 

Tania Maria Lemos Mouço

CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO RIO DE JANEIRO, CRF – RJ

mais informação

Presidente | Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro, CRF – RJ

ADJUNTO MESTRE Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO) ministrando disciplinas de Atenção Farmacêutica, Práticas Farmacêuticas em Farmácia Social e Deontologia

  • Graduação em Farmácia pela Universidade Federal Fluminense (1977)  e em Farmácia- Bioquímica pela Universidade Federal Fluminense (1978)
  • Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica), com ênfase em Fisiologia Endócrina, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997)
  • Especialista em Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica pelo Instituto Racine (2008). 
Atuou no Laboratório Clínico do Centro Previdenciário de Niterói como gestora e nos setores de Bioquímica Clínica, Imunologia Clínica e Hormônios e Marcadores Tumorais, no período de 1983-2013.
Docente de cursos de Pós Graduação na UNIGRANRIO, em Análises Clínicas e no Instituto Racine nos cursos de Pós de Atenção Farmacêutica – Formação em Farmácia Clínica.

Maria Margarida Duarte Ramos Caramona

FACULDADE DE FARMÁCIA UNIVERSIDADE DE COIMBRA

mais informação

Professora Catedrática jubilada | Faculdade de Farmácia Universidade de Coimbra

Maria Margarida Duarte Ramos Caramona, é actualmente professora catedrática jubilada da Universidade de Coimbra, doutorada em Farmácia, na especialidade de Farmacologia pela mesma universidade, desde Outubro de 1985. Em Outubro de 1995 realizou as provas para a obtenção do título de agregado ao 3º grupo de disciplinas da Faculdade de Farmácia de Coimbra – Ciências Farmacêuticas (subgrupo de Farmacologia agora identificado como Grupo de Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos). Em Dezembro 1997, tomou posse do lugar de Professora Catedrática de Farmacologia desta Faculdade.

Na sua atividade docente ministrou aulas em várias disciplinas das áreas da Farmacologia Experimental e Aplicada, Farmacoterapia e Farmácia Clinica. Fez parte da Comissão de Estágios da licenciatura em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Na sua atividade docente ministrou aulas em várias disciplinas das áreas da Farmacologia Experimental e Aplicada, Farmacoterapia e Farmácia Clinica. Fez parte da Comissão de Estágios da licenciatura em Ciências Farmacêuticas e do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas.

Participou em diversos órgãos de gestão da faculdade tendo sido presidente do Conselho Pedagógico, do Conselho Científico e da Assembleia de Representantes. Foi também Presidente da Sociedade Portuguesa de Farmacologia e representante de Portugal na Sociedade Europeia de Farmácia Clínica. Entre 1989 e 1995 foi presidente da Secção Regional de Coimbra da Ordem dos Farmacêuticos tendo nesse período integrado a Direção Nacional. Desde de Fevereiro de 2016 é Presidente do Conselho Jurisdicional Nacional da Ordem dos Farmacêuticos.

Participa desde 2000 na elaboração do “Prontuário Terapêutico” e no INFARMED integra as comissões técnicas da Farmacopeia Portuguesa, do Uso Racional de Medicamentos e Comissão Nacional de Farmácia e Terapêutica.

Na atividade científico/profissional tem integrado projetos de investigação em Farmacologia e Cuidados Farmacêuticos, que lhe têm permitido a participação com apresentação de trabalhos em cerca de duas centenas de congressos nacionais e internacionais e levado á publicação de centena e meia de trabalhos científicos publicados em várias revistas nacionais e internacionais.

 

Informação ALCF

Receba informação ALCF periodicamente, colocando abaixo o seu email e clicando a seguir em "submeter email"

CONTACTOS

Academia Lusófona de Ciências Farmacêuticas

  Avenida da Liberdade 110, 1.º | 1269 – 046 Lisboa

+351 211 221 979

 secretarium@alcf.pt

Tenha acesso às Imagens

Usufrua das suas Imagens

Tenha acesso às Imagens

No sentido de proporcionar uma melhor experiência ao utilizar o website ALCF.pt, pedimos que nos forneça o seu nome e email.

Usufrua das suas Imagens

Junte-se ao Grupo ALCFEntre na conversa
Please accept our privacy policy first to start a conversation.